O engenheiro Agrícola do Ministério da Agricultura e Pescas, José Carlos Fernandes Justino, foi recentemente distinguido com a medalha da Ordem de Mérito do Estado Húgaro, pela Embaixada daquele país em Angola.
O cidadão angolano vai receber nesta sexta-feira, em Luanda, a medalha de reconhecimento do Presidente János Ádres, pela sua colaboração de décadas no desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois Estados e no fumento da língua e cultura húngaras, bem como pela sua activa participação na integração dos estudantes que se formaram nas várias universidades da Hungria nas décadas de 1980 e 1990.
Nesta sexta-feira, 8 de Abril, em Talatona, Luanda, José Carlos Fernandes Justino vai receber das mãos do Embaixador, Zsolt Maris, a medalha de Mérito.
De acordo com o comunicado de Imprensa da embaixada, a proposta, para a distinção e atribuição da medalha de reconhecimento do engenheiro Agrícola, José Carlos Fernandes Justino, foi apresentada pelo Embaixador Extraordinário e Pleniotenciário da República de Hungria, depois de anunciada a pretensão pelo Ministério dos Negócios Estangeiros e Comércio daquele país europeu.
O facto de José Carlos Fernandes Justino ter desempenhado “um papel importante na integração dos antigos estudantes angolanos na Hungria nas décadas de 1980 e 1990” fez com que o presidente da Hungria, János Áder aceitasse a proposta, descreve a nota.
A Cruz da Ordem de Mérito da Hungria à qual pertence a classe da Ordem de Mérito do Estado da Hungria é, desde 2011, uma das condecorações mais altas estabelecidas desde em 1991 baseado na tradição falerista.
A referida medalha tem a forma de uma cruz grega esmaltada de branco, e é atribuida anualmente à um número máximo de 280 entidades, num dos três dias de feriados nacionais na Hungria.