Redacção NA
Várias entidades ligadas ao sector empresarial angolano e alemão, participaram nesta quinta-feira (18), num WEBinar promovido pela Câmara de Comércio & Indústria Angola-Alemanha, com o objectivo principal de abordar o impacto da Covid-19 na economia, bem como perceber as medidas implementadas pelos governos dos dois países para ajudar a mitigar as consequências da pandemia nos negócios.
Com dois painéis principais, o evento teve a intervenção de Rena Terfrüchte, baseada na Alemanha, especialista em Instituições Financeiras de Desenvolvimento, que partilhou a experiência adoptada pela Alemanha para proteger a economia do impacto da covid-19.
“O estado alemão criou um pacote de resgate da economia avaliado em 1.3 triliões de euros para apoiar diversos sectores, como são exemplo o sector da saúde, os desempregados ou as micro e pequenas empresas, no sentido de evitar que a economia alemã desmoronasse”, detalhou Rena Terfrüchte.
De Angola, o jornalista João Neves, considerou que a actual situação económica do país deve ser vista antes numa perspectiva pré-Covid-19, porque antes a economia nacional teve quatro recessões consecutivas e com uma taxa de desemprego a volta dos 30%.
Para João Neves, a solução nesta altura passava por renegociar a dívida de Angola, fundamentalmente, com a China, o que já veio a acontecer. “A China dará uma moratória de pagamento de três anos, o que cria um balão de oxigénio. O desafio agora passa por perceber como é que se vai aplicar este dinheiro que devia ir para a dívida”, observou o analista económico.
Por sua vez, Isabel de Sousa, Representante Oficial da missão diplomática angolana na Alemanha, adiantou que a pandemia representa um grande choque para a economia global.
“Acreditamos que este problema deve ser resolvido em conjunto, pois os governos de Angola e da Alemanha procuraram desde cedo fomentar medidas de saúde para ajudar as populações mais vulneráveis”.
Participaram do WEBinar altos representantes da Câmara do Comércio & Indústria Angola -Alemanha, jornalistas e empresários dos dois estados.
A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Alemanha é uma organização internacional não governamental que trabalha para promover e assessorar o comércio entre a República de Angola e a República da Alemanha. É a voz que defende esta relação, equitativamente, como uma força para a cooperação económica de ambas nações, a criação de trabalhos e a prosperidade no ramo comercial.