Notícias de Angola – O artista plástico Délio Jasse, retratou Angola no período pós-colonial em exposição individual de fotografias, intitulada “Olhar do Outro”, no espaço cultural da Galeria Jahmek, em Luanda.
A exposição experimentação, ficará patente até o dia 22 deste mês.
Por Amilton Victor
A mostra é composta por várias obras pintadas na técnica de impressão fotográfica analógica como a “cianotipia” ou “platina” a técnica de instalação e cartão.
Nesta exposição inaugural o artista e arquivista angolano mostra como papéis e imagens ainda têm tanto a dizer sobre angola.
Segundo Délio Jasse, a exposição “Olhar do Outro” é uma reinterpretação do valor simbólico de papéis e imagens da época colonial em Angola.
Conforme ainda o artista, na exposição retrata o diálogo visual entre a memória e fotografia, tensão permanente entre o nosso passado colonial e a actualidade.
Por seu turno, o curador e responsável da galeria Jahmek Contemporary Art, Mehak Vieira, enalteceu a exposição e destacou, em parte, o aspecto peculiar com que o artista retrata as suas obras.
Natural Luanda, Délio Jasse, vive entre Lisboa e Milão, DélioJasse é um dos artistas angolanos mais conhecidos internacionalmente por combinar técnicas e discursos em suas obras.
Nos os últimos 15 anos, participou em inúmeras exposições individuais e colectivas em Angola, África do Sul, Mali, Itália, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, França, China, Brasil e Estados Unidos.
O carácter único da sua obra foi reconhecido com os prémios Anteciparte (Portugal, 2009) e Iwalewa Art (Alemanha, 2015), para além da nomeação para os prémios BES Foto (Portugal, 2014) e Pomilio Blumm (Itália, 2016).