Notícias de Angola – O produtor musical António Filipe (Davinci), foi galardoado na noite de quinta-feira, com um disco de Ouro atribuído pela Associação da Indústria Fonográfica de Angola (AIFA).
Por: Amilton Victor
O gesto surge durante o acto de apresentação da AIFA, ocorrido no Palácio de Ferro em Luanda.
Em declarações ao Notícias de Angola, o produtor musical realçou que o galardão é uma amostra daquilo que a AIFA quer trazer para o mercado artístico-cultural do país.
Davinci expressou que o prémio é fruto de um sucesso musical intitulada “Assuntos na banda”, da cantora Ary produzida no final do ano passado.
Explicou por outro lado, que a temática dos direitos e conexos dos fonogramas e videogramas no país deve ser encarada e discutida sem ceticismo.
“O galardão disco de ouro merecido à artista e a produtora detentora do fonograma ou videograma é recebido por meio de uma solicitação diante da AIFA, cuja validação leva em conta alguns requisitos de consumo como o úmero de visualizações, o streaming, vendas em CD, entre outros, que justifiquem o sucesso da obra”, disse.
António Filipe (Davinci), é um produtor angolano, autor de vários sucessos musicais com destaque para Ary com quem trabalha a 14 anos. Em 2021 as sua produção venceu a categoria “Melhor Produtor” no Angola Music Awards com o single “Puro” de Anna Joyce .
A Associação da Indústria de Fonogramas de Angola (AIFA) uma pessoa colectiva de direito privado, especializada, independente e não governamental.
É a primeira instituição do género no país, com características de defender os direitos dos produtores de fonogramas e videogramas.