Notícias de Angola – A Cotê d’Ivoire conquistou a 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) ao vencer na final deste domingo (11), por 2-1, a Nigéria, no Estádio Olímpico Alassane Ouattara, em Abidjan.
Os golos dos “Elefantes” foram apontados por Franck Kessié (62) e Sébastian Haller (81), após estarem a perder ao intervalo por uma bola sem resposta com o golo de William Ekong aos 38’.
O torneio disputado desde 13 de Janeiro na Cotê d’Ivoire teve como terceira classificada a África do Sul, que venceu nas classificativa, ontem, a República Democrática do Congo (RDC) por 6-5 nas cobranças de grandes penalidades, face o nulo nos “90” regulamentar.
Os anfitriões substituem o Senegal, último vencedor, e conquistaram pela terceira vez na história o CAN , tendo sido as primeiras ocasiões em 1992 e 2015.
Durante a competição, os marfinenses, com três pontos, ocuparam o terceiro lugar no Grupo A, fruto de uma vitória sobre a Guiné-Bissau (2-0) e duas derrotas (0-1) frente a Nigéria e (0-4) contra a Guiné Equatorial.
A Cotê d’Ivoire, nos oitavos-de-finais, venceu o Senegal (5-4) nas marcações de grandes penalidades após empate (1-1) no tempo regulamentar, depois superou o Mali (2-1) nos quartos-de-finais, enquanto nas meias-finais bateu a RDC (1-0).