Por: Ivanine Silva
Com o retorno da actividade lectiva marcado para o dia 13 deste mês, não houve até a presente data, qualquer confirmação sobre a efectidade da reabertura das escolas no país.
A incerteza quanto ao aguardado retorno às aulas ainda este ano, ficou clara, na noite deste domingo (5), na conferência de imprensa da Comissão Multissectorial de combate e prevenção à covid-19, onde a Ministra da Saúde e porta-voz da mesma comissão, Sílvia Lutucuta, não especificou nenhuma data para o assunto em questão.
De acordo com Sílvia Lutucuta, “Tudo depende da evolução epidemiológica e está claro nesta altura, qual é a evolução que estamos a ter”.
Ao que tudo indica, esta será uma semana decisiva para a decisão sobre uma possível retomada da actividade lectiva este ano, uma vez que segundo a Ministra da Saúde, serão tomadas em breve decisões que passarão pelo recuo de algumas medidas.
No início da última semana, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, havia referido que o reinício das aulas, marcado previamente para 13 de Julho, isto para o ensino secundário e universitário, estaria dependente de uma decisão proveniente do Ministério da Saúde e da Comissão Multissectorial.
Por outro lado, o possível reinício das aulas no ensino primário, que já havia sido adiado, ficaria segundo a Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, apenas para o mês de Setembro.
As aulas em Angola, estão paralisadas a quase quatro meses devido a pandemia de covid-19, que tem no país 353 casos positivos, 107 recuperados e já matou 19 pessoas.