Redacção NA
A agência sócio cultural Kuenda e a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA), juntaram-se na consciencialização ao albinismo, com a assinatura de um protocolo de parceria institucional, recentemente, que visa a realização do projecto 13 de Junho.
Representadas por Lauro Cassule, Director Geral da Kuenda e Bengui Saúca, Director Geral da ReMA, as duas organizações juntaram-se para apoiar os esforços da sociedade na luta pela inclusão social e melhoria de vida de pessoas albinas.
Esta causa já é levada a cabo pela Kuenda desde 2016, que com o apoio da Associação de Apoio de Albinos de Angola (4A’s), resultou na inserção dos primeiros modelos albinos na maior montra de moda de Angola, o evento Angola Fashion Week 2016.
Desde então, tem sido contínuo com a produção de conteúdos audiovisuais educativos e palestras escolares sobre albinismo realizadas pelos jovens albinos ora empoderados.
O projecto 13 de Junho, preconiza o estabelecimento de um recorde mundial certificado pelo Livro de Recordes do Guinness, na maior campanha de conscientização ao albinismo do mundo, e tem o objectivo de angariar fundos para subsidiar cremes de proteção solar para pele de pessoas albinas com menos capacidade financeira de os adquirir.
O projecto será apresentado ao público em conferência de imprensa e conta com uma rede de parceiros institucionais a nível nacional e internacional e pretende convocar a todas as forças vivas da sociedade a fazer parte desta causa, que serve para reforço dos direitos humanos e inclusão social participativa.