Cidadãos angolanos em quarentena obrigatória a partir de hoje

Por: Ivanine Silva

Estão desde a meia-noite de hoje, sexta-feira (27), em quarentena obrigatória, todos os cidadãos angolanos, em toda a extensão territorial do país.

Esta medida, resultante do Estado de Emergência, iniciado hoje, cuja duração será de 15 dias, foi anunciada pelo Ministro da Administração do Território e Ordenamento do Estado, Adão De Almeida, em conferência de imprensa, realizada na noite desta quinta-feira.

Apesar desta medida, existem algumas excepções, com os cidadãos a poderem recorrer à hospitais, morgues, mercados (que deverão funcionar com várias limitações), supermercados, farmácias, padarias, agências funerárias, bombas de combustível, isto é, para o cumprimento das suas actividades laborais ou para a aquisição de algum bem ou serviço essencial e de primeira necessidade. É também permitida a venda ambulante, única e exclusivamente de bens de primeira necessidade.

Estão também proibidas as viagens interprovinciais, com excepção para as pessoas doentes e que precisem de assistência médica ou medicamentosa e o transporte de bens essenciais e de primeira necessidade.

Desta forma, todos os cidadãos que se encontram em território angolano, com excepção aos que pretendam recorrer a algum dos serviços citados acima, estarão proibidos de circular e manter-se na via pública, sob pena de incorrem ao crime de desobediência.