Notícias de Angola – O ciclista Angolano Cruz Tuto do Bai Sicasal-Petro de Luanda, venceu, este Sábado (9), a prova de Atletismo, na categoria “Elite”, ao cronometrar uma hora e dez segundos, nas dezasseis voltas consecutivas de 5,67 quilómetros, que decorreu na Nova Marginal em Luanda.
O evento promovido pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para saudar o Décimo sétimo aniversário da instituição, privilegiou também a modalidade de Atletismo.
Por Amilton Victor
Para o segundo lugar da prova ficou Kelson Miguel do
Centro de Ciclismo do Kilamba (CCCK), na categoria de “Júnior ” com uma hora, dois minutos e quatro segundos, seguido do companheiro de equipa Daniel Geyer com igual duração e categoria.
Na classe feminina, sagrou-se campeã a ciclista Safira Paiva do Bai Sicasal-Petro de Luanda, tendo completado a prova de Oito voltas com uma hora, trinta e três minutos e cinquenta e seis segundos. Para o segundo e terceiro lugares, seguem-se as jogadoras Carla Araujo e Etiandra Huambo, ambas também petrolíferas.
Em declarações à imprensa, no final da corrida o ciclista Cruz Tuto, de Quarenta e Três anos e ainda em forma, disse que ” o segredo da vitória alcançada são as horas incansáveis de treino”.
Por seu turno, Joseph Bebiano, Presidente da Associação Provincial de Ciclismo de Luanda (APCIL), saudou a iniciativa e avançou que a sua instituição já trabalha nas competições do ano que vem.
Já o Sub-Director de Marketing do BDA, Rui Mata, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos no evento. Segundo o mesmo, com esta prova que visou promover a paixão pela prática desportiva, estão concluídas as acções de celebração dos Dezassete anos de existência da instituição.
Na modalidade de Atletismo, na categoria geral masculina, levou a melhor o atleta angolano Afonso Armando, ao completar a prova dos Dez quilômetros com duas voltas, trinta e três minutos e trinta segundos. Assim, ocupam o segundo e terceiro lugares os atletas Miguel Chivange e Fernando Sebastião.
Na categoria geral feminina, destacam-se na primeira e segunda posições as atletas da academia Bichos do Mato, Alegria Celestino e Tânia Ferreira, e para a terceira, Eliana Mansurova, da academia Team.
Ao todo, para as duas modalidades, participaram cerca de Seiscentos concorrentes nas categorias de paralímpico, geral e individual.