Fonte: Euronews
O cartoonista angolano Sérgio Piçarra, tornou-se no primeiro angolano a receber a medalha do prémio franco-alemão dos Direitos Humanos e de Estado de Direito, galardão entregue à distintas personalidades, pelo seu empenho na promoção da liberdade de expressão.
Este prémio é atribuído todos os anos a personalidades que contribuem de modo excepcional para a proteção e promoção dos direitos fundamentais nos seus países e a nível internacional.
Foram este ano, feitas mais de 70 candidaturas, que foram recebidas pelos ministérios dos Negócios Estrangeiros francês e alemão e foram 15 os distinguidos.
Sérgio Piçarra iniciou a carreira como caricaturista em 1990, deu vida ao conhecido personagem “Mankiko, o imbumbável”, um indivíduo preguiçoso, mentiroso e problemático que visa criticar os diversos contextos políticos e sociais da realidade angolana.
Para além do Mankiko, Sérgio Piçarra deu vida a outra personagem, a Esperança, uma jovem menina com o seu irmão às costas, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para uma outra realidade muito comum em Angola.