PRAIA – O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, recebeu da República Popular da China mil e quarenta e duas toneladas de arroz, para o reforço do abastecimento dos produtos básicos da primeira necessidade.
O acto de entrega oficial ocorreu segunda-feira, e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Secretaria de Estado da Inclusão Social e o Embaixador da China em Cabo Verde.
Segundo comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso hoje, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, esta doação representa a expressão completa de uma cooperação profícua da China, que tem sido um parceiro importante de Cabo Verde.
“Esta ajuda vem num momento em que Cabo Verde tem estado a sofrer as consequências das mudanças climáticas, aos anos seguidos da seca em que a produção diminuiu bastante, das consequências de uma guerra com impacto sobretudo na escalada de preços, com consequências negativas para as famílias cabo-verdianas, refletindo na segurança alimentar, pelo que esta ajuda vem em boa hora, e corresponde a uma resposta positiva da República Popular da China à solicitação do Governo”, disse.
O Ministro garantiu ainda que o arroz doado, vai ter bom uso em Cabo Verde, será destinado às famílias cabo-verdianas mais vulneráveis e será gerida com total transparência.
“Esta ajuda será gerida através de instituições e organizações da sociedade civil que se dedicam a atividades de assistência alimentar, às instituições do Estado que se ocupam também desta mesma atividade e a outras organizações complementares que também trabalham para fazer com que os cabo-verdianos possam se alimentar melhor, ou seja vai servir lá onde é mais necessário com toda a transparência”, avançou.
Para tal, o embaixador China, Xu Jie, garantiu que estão a reforçar o contacto e a cooperação com as instituições cabo-verdianas, adequando de forma precisa as necessidades reais e promovendo ativamente a implementação do novo programa para apoiar o País no cultivo da capacidade e crescimento interno.
Na sequência da aprovação, em maio de 2022, de um conjunto de medidas mitigadoras dos impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, e visando uma maior resiliência do sistema alimentar no país, o Governo de Cabo verde decidiu solicitar aos seus parceiros de desenvolvimento uma ajuda alimentar de emergência para apoio às famílias mais vulneráveis.
A República Popular da China respondeu positivamente, disponibilizando mil e quarenta e duas toneladas de arroz para o reforço e abastecimento dos produtos alimentares de primeira necessidade – PAPN.