Notícias de Angola – O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e a Norsad Capital, assinaram na última semana em Luanda, um memorando de entendimento com vista na facilitação créditos a empresas em fase de crescimento, soube o NA.
Trata-se de um prestador de crédito privado que fornece financiamento a empresas de crescimento médio que contribuem para a construção de uma África melhor.
O acordo prevê financiamentos nos domínios da cadeia de valor alimentar, infra-estrutura social e ao sector financeiro e energias renováveis.
Segundo o Presidente do Conselho Executivo, da Norsad Capital, Kenny Nwosu, o acordo prevê a partilha de possíveis transações que contribuam para a maximização dos fluxos de negócios.
Conforme o mesmo, Cada uma das instituições tem a sua própria experiência e modelos de financiamento”, disse.
“Ambas instituições financeiras se concentram em fornecer o capital necessário para as empresas, que pode ser usado para promover o crescimento económico e melhorar a vida da população de Angola e do continente africano, no geral”, revelou.
Por seu turno, o Administrador Executivo do BDA, Arsénio Satyohamba, realçou que o acordo vai contribuir para que mais empresas angolanas sejam financiadas, sendo mais um passo para o cumprimento do compromisso inabalável de promover o crescimento e transformar o cenário económico de Angola.
Para tal, não foi definido um valor mínimo nem o máximo, há um universo de possibilidades mas a Norsad em si só o escopo de financiamento é 5 milhões de dólares a 10 milhões dólares, isso não significa que só às empresas credenciadas é que serão financiadas”, expressou.
Arsénio Satyohamba, explicou por outro lado, que o Banco de Desenvolvimento de Angola pode obter financiamento para criar dentro do Banco linhas e projectos de microfinanças que podem até financiar os vendedores de pequenas empresas , micro negócios e até mesmo as startups , numum universo de capacidade de 5 a 10 milhões de dólares, consoante as necessidades do BDA vai se desenvolver uma relação de capitalização e de apoio.
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), efectuou em 2022, desembolsos de crédito no valor total de 113,6 mil milhões de Kwanzas, o dobro dos projectos desembolsados no ano de 2021.
Do valor total financiado, destacam-se os programas de financiamento do Banco com 59.909 milhões de Kwanzas, correspondente a 53%, seguido pelo PAC Reestruturado com 47.422 milhões de Kwanzas, que corresponde a 42% do desembolso total.