Quinhentos milhões de dólares norte-americanos é o valor de divisas que o Banco Nacional de Angola (BNA) tem disponível para a venda em leilão de preço e de quantidade, para este mês de Agosto, mais 100 milhões em relação ao mês de Julho.
Segundo uma nota do Banco Central, após cada sessão divulgará, no seu portal, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas, bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.
No mês de Junho, o BNA disponibilizou o equivalente a 400 milhões de dólares em divisas por via de leilão de preços e de quantidade.
Para esta semana, todos os bancos comerciais já podem participar do leilão, depois de levantada a suspensão, terça-feira imposta a 19 instituições financeiras, na semana 22 a 26 de Julho, por não terem apresentado os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada (n.º 44/2019, de 15 de Julho) ou por apresentarem uma execução abaixo de 50%.
Na semana 22 a 26, apenas sete bancos comerciais estavam habilitados a participar do leilão de divisas do Banco Central nomeadamente, Standard Chartered Bank, Standard Bank, Finibanco, BPC, BDA, Banco Comercial Angolano, ficando excluídos 19, por não apresentarem o relatório de execução da edição anterior.
Ficaram excluídos do referido leilão, o Millenium Atlântico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimento Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu.