Por: Redacção
A Associação Tchiweka de Documentação (ATD) disponibiliza para o publico, nesta quarta-feira, grande parte do seu arquivo histórico via online, que desde o ano 2006 tem sido gerido e organizado pelo centro de Documentação da mesma instituição.
Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso nesta terça-feira, destaca o espólio de Lúcio Lara “Tchiweka” (1929-2016), destacado combatente da luta de libertação e dirigente do MPLA, o arquivo tem aumentado o seu acervo com outras contribuições e com a actividade do Projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência” (2010-2015).
De acordo com o mesmo documento, É inegável a importância deste primeiro arquivo online angolano dedicado à história das lutas contra o domínio colonial em Angola e nas outras ex-colónias portuguesas.
“O avanço para a digitalização dos documentos e a opção de acesso via internet, opção lógica dos arquivos actuais, tornou-se ainda mais urgente pelas restrições que a COVID-19 a todos impôs”, explica o documento.
Por isso aponta, que este é um trabalho em curso, que continuará a ser desenvolvido, mas estão desde já disponíveis milhares de documentos (textos diversos, imprensa, fotografias, vídeos e outros), com possibilidade de busca e com informação sobre cada documento (ver www.tchiweka.org).
Tchiweka é uma associação angolana, sem fins lucrativos, classificada de utilidade pública desde 2012, e o seu Centro de Documentação gere um arquivo privado que se rege pela legislação angolana, respeitando os princípios defendidos pela Associação.
No mês em que a mesma celebra 15 anos de existência, este portal e o arquivo que dão continuidade aos objectivos da sua criação, designadamente organizar e tornar acessível documentação que contribua para “preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta do povo angolano pela independência e soberania nacional.