O país cabe aqui.

Associação Tchiweka disponibiliza arquivos sobre história das lutas de libertação

Por: Redacção

A Associação Tchiweka de Documentação (ATD) disponibiliza para o publico, nesta quarta-feira, grande parte do seu arquivo histórico via online, que desde o ano 2006 tem sido gerido e organizado pelo centro de Documentação da mesma instituição.

Segundo o comunicado que o Notícias de Angola teve acesso nesta terça-feira, destaca o espólio de Lúcio Lara “Tchiweka” (1929-2016), destacado combatente da luta de libertação e dirigente do MPLA, o arquivo tem aumentado o seu acervo com outras contribuições e com a actividade do Projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência” (2010-2015).

De acordo com o mesmo documento, É inegável a importância deste primeiro arquivo online angolano dedicado à história das lutas contra o domínio colonial em Angola e nas outras ex-colónias portuguesas.

“O avanço para a digitalização dos documentos e a opção de acesso via internet, opção lógica dos arquivos actuais, tornou-se ainda mais urgente pelas restrições que a COVID-19 a todos impôs”, explica o documento.

Por isso aponta, que este é um trabalho em curso, que continuará a ser desenvolvido, mas estão desde já disponíveis milhares de documentos (textos diversos, imprensa, fotografias, vídeos e outros), com possibilidade de busca e com informação sobre cada documento (ver www.tchiweka.org).

Tchiweka é uma associação angolana, sem fins lucrativos, classificada de utilidade pública desde 2012, e o seu Centro de Documentação gere um arquivo privado que se rege pela legislação angolana, respeitando os princípios defendidos pela Associação.

No mês em que a mesma celebra 15 anos de existência, este portal e o arquivo que dão continuidade aos objectivos da sua criação, designadamente organizar e tornar acessível documentação que contribua para “preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta do povo angolano pela independência e soberania nacional.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies