Aquecimento global ameaça estabilidade climática mundial

O aquecimento global, um dos problemas mais debatidos da última década, tem vindo a colocar em alerta a população mundial sobre os seus efeitos, que têm estado a ser sentidos a nível mundial com o registo de temperaturas muito elevadas, constantes mudanças climáticas e o derretimento de gelo nos lugares mais gelados do mundo.

A revista Nature Climate Change desta segunda-feira (12) traz mais uma pesquisa a se somar às tantas realizadas sobre o tema.

Um relatório anual feito por vários cientistas de todo o mundo, divulgado recentemente, aponta que ano de 2018 foi um dos quatro anos mais quentes deste século, fruto dos principais fenómenos climáticos registados a nível mundial.

Em causa está a grande emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, produzidos principalmente pelas industrias e veículos automóveis movidos a combustível, que existem em grande escala nas grandes metrópoles.

Outras pesquisas apontam que até a metade deste século, alguns dos lugados mais gelados do mundo, como a Antartida, e os Andes na Bolívia, poderão ter mais de metade do gelo derretido.

Neste ano o clima tem seguido aquela que tem sido a tendência dos últimos quatro anos, 2015, 2016, 2017 e 2018, em que os termometros registaram temperaturas muito elevadas e deixaram em alerta a população mundial.

Aquecimento globalestabilidade climática mundial