Notícias de Angola – A Selecção Nacional sénior feminina de andebol garantiu este sábado, em Luanda, pela oitava vez, a participação nos Jogos Olímpicos, ao vencer a congénere do Camarões por 27-21 em partida referente a terceira jornada do torneio Pré-olímpico qualificativo a Paris 2024.
Com início de jogo dinâmico das duas equipas, equilíbrio no jogo e no marcador, as camaronesas pressionaram muito até os primeiros 10 minutos, mas depois as angolanas assumiram o controlo do jogo e conseguiram alcançar, por duas vezes, uma vantagem de sete pontos, a maior obtida no jogo, com placar a registar 15-8 e 16-9, o última com que terminou a primeira metade.
No regresso para segunda parte, registou-se uma quebra das “Pérolas Africanas”, que entraram com uma equipa mais baixa, perante um Camarões que atacava com sete, abdicando da guarda-redes quando subia em ataque, conseguindo marcar três golos sem sofrer nenhum nos primeiros seis minutos (16-12).
Mesmo depois de conseguir finalizar com êxito alguns ataques, Angola ainda permitiu a reaproximação por dois tentos no marcador (21-19), portanto, nos últimos 11 minutos do encontro a Selecção Nacional foi superior e marcou seis, quando as adversárias só acertam por duas vezes à baliza e, no suar do apito final, festejaram as angolanas pela oitava qualificação à maior prova de desportos mundial.
Com a derrota, as camaronesas ficaram no segundo lugar com três pontos e vão disputar os “play-offs” contra selecções dos continentes europeu e asiático, no próximo ano.
Com três vitórias em igual número de jogos, na primeira jornada, Angola venceu pela margem mínima (22-21) o Senegal, na segunda o Congo Brazzaville por 30-15 e repete as proezas de Atlanta (1996), Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020).