Angola freia no desconfinamento social

Por: Ivanine Silva

Foram aprovadas nesta terça-feira (7), durante uma reunião de concertação entre o Presidente da República, João Lourenço, e a Comissão Multissectorial de prevenção e combate à covid-19, uma série de medidas, que deverão frear as medidas de desconfinamento gradual no país.

As medidas foram divulgadas pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, durante a conferência de imprensa da comissão multissectorial, na noite desta terça-feira (7).

Estas regras, serão aplicáveis nos locais em que vigorará a cerca sanitária a partir do dia 9 de Julho até ao 9 de Agosto.

Passará a ser obrigatório a partir desta quinta-feira (9), o uso de máscara facial na via pública e o recolhimento obrigatório dos cidadãos ao domicílio, saídas são apenas permitidas para questões necessárias e inadiáveis.

Será também observada uma redução da força de trabalho para até 50 por cento, bem como o a redução do tempo de funcionamento em 30 minutos.

Estabelecimentos comerciais, como lojas e cantinas, terão a redução do seu horário de funcionamento, das 7 para as 16 horas, bem como da força de trabalho e do número de clientes dentro destes locais ao mesmo tempo.

Os restaurantes e similares, terão o horário de funcionamento reduzido, passando agora a funcionar até às 16 horas, continuando com a lotação até 50 por cento, oa serviços de entregas serão permitidos até às 22 horas.

Os Mercados e venda ambulante, passarão a funcionar novamente às terças, quintas e sábados, das 6 às 15 horas, com a observação das medidas de prevenção. Está também proibida a venda de bebidas alcoólicas na via pública.

As actividades físicas individuais na via pública, voltarão a ser realizadas em horários especificos das 5 e 30 minutos às 7 horas e 30 minutos, e das 17 às 19 horas, em grupos de até 5 pessoas.

Ajuntamentos em cerimónias fúnebres serão reduzidos de 50 para 10 pessoas, quando se tratar de uma morte por covid-19.

Os Transportes públicos voltarão a circular das 5 às 18h, com apenas 50 por cento da sua capacidade de lotação total.

Este recuo nas medidas de desconfinamento, está relacionado ao aumento exponencial no número de casos da covid-19.

O incumprimento destas medidas, é passível de pagamento de multas e penalização judicial.

O país tem até ao momento, 386 casos positivos, 117 recuperados e 21 mortes.

AngolaComissão multissectorialDesconfinamento socialMedidasRecuo