Angola estreia-se com Itália no Mundial de Patinagem

Angola inicia sábado (dia 6) a participação nos Jogos Mundiais da Patinagem, que a cidade de Catalunha (Barcelona) vai albergar até dia 14 deste mês. A Itália é a adversária de estreia, em jogo do grupo A.

O único país do continente africano que já acolheu a competição em 2013, nas cidades de Luanda, Malanje e Namibe volta a jogar segunda-feira (8) com a França e terça-feira com a Espanha (9).

A selecção nacional, que ocupou a quinta posição na edição passada, disputada na China, pretende manter ou subir ao pódio. Esta é a décima oitava participação do país no evento, desde a primeira vez em 1982.

Este Campeonato do Mundo está inserido nos Jogos Mundiais de Patinagem, uma inovação da Federação Internacional de Desporto sobre Patins (FIRS), desde a edição de 2017, em Nanjing (China).

O evento albergará várias outras vertentes da modalidade, mas a disciplina de hóquei em patins será dividida em três diferentes competições: Campeonato do Mundo (do primeiro ao oitavo lugares), Campeonato Intercontinental (do nono ao 16º) e Campeonato Challenger (a partir do 17º).

A primeira fase ditará o emparceiramento dos quartos-de-final, que irá contar com as três primeiras classificadas dos dois grupos (totalizando seis), sendo que as restantes duas selecções serão encontradas em “play-off” entre as quartas posicionadas e as duas vencedoras dos grupos do Campeonato Intercontinental.

Calendário da primeira fase  (Grupos A e B) dos Jogos Mundiais da Patinagem:

Grupo A

1ª jornada

Angola – Itália

Espanha – França

2ª Jornada

França – Angola

Itália – Espanha

3ª Jornada   

Itália – França

Angola – Espanha

Grupo B

1ª Jornada

Chile – Argentina

Portugal – Colômbia

2ª Jornada

Colômbia – Chile

Argentina – Portugal

3ª Jornada

Chile – Portugal

Argentina –  Colômbia

Fonte: Angop

Angola estreia-se com Itáliajogo do grupo AMundiais da Patinagemmundial de Patinagem