Notícias de Angola – Angola conta com uma taxa de crescimento populacional de 3% com maior ênfase para o sexo feminino informou a representante do fundo das Nações Unidas para à população “UNFPA”, Mady Biaye.
A responsável frisou que para trazer benefícios através do capital humano e do crescimento econômico ao país é necessário que se capacite as mulheres nas áreas da educação e do planeamento familiar .
Por: Amilton Victor
Mady Biaye destacou os avanços significativos que Angola tem dado no quadro do empoderamento das mulheres e da igualdade de género, mas que ainda há muito por se fazer.
A representante do Fundo das Nações Unidas para a População, fez saber que a adopção de políticas laborais adequadas como o acesso à saúde sexual e reprodutiva.
No encontro foram apontadas vias para acelerar o avanço da igualdade de género no país.
Dados apresentados
De acordo com o relatório apresentado durante o evento, denominado “8 Bilhões de vidas-Infinitas Possibilidades”, a taxa de prevalência de contraceptivos modernos no país é uma das mais baixas da região, com 12,5% e 38% das mulheres casadas têm uma necessidade não satisfeita de planeamento familiar.
Conforme Mady Biaye, o UNFP prevê cobrir a necessidade não satisfeita de planeamento até 2030 e reduzi-la para 19%, o que evitaria por ano cerca de Mil e trezentas mortes maternas, Noventa e nove mil abortos inseguros e Quinhentas e dezassete mil gravidezes indesejadas.
Sob lema “O que as Mulheres e meninas querem é importante”, o Dia Mundial da População 2023 permitiu abordar temas como a desigualdade de género, a taxa de natalidade e mortalidade, o crescimento populacional de Angola, a prevalência do VIH, os dados sobre violência sexual e doméstica, entres outros.
O Dia Mundial da População foi proclamado na Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de dezembro de 1990, com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento socioeconómico dos países.
O acto contou com as intervenções dos Ministros da Economia e Planeamento, Acção Social, Família e Promoção da Mulher.