A comissões da União Europeia (UE) e da União Africana (UA), assinaram, na última semana, um memorando de entendimento sobre a paz e segurança, visando reforçar a cooperação entre as duas partes.
De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, em Bruxelas, o documento foi assinado, no termo dos trabalhos da nona conferência cimeira das duas comissões, pelo presidente da comissão da UA, Mahamat Faki, e pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum, Federica Mogherini.
O reforço da cooperação entre a UE e a UA sobre a paz e a segurança foi identificado como uma das prioridades durante a quinta cimeira África/União Europeia de Novembro de 2017, em Abidjan, na Côte d’Ivoire.
Falando no termo dos trabalhos, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que “o futuro do mundo depende da cooperação entre os 83 países de África e da Europa, dois continentes que contarão juntos um bilião e 800 milhões de pessoas até 2050”.
Sobre a crise migratória, o Presidente da Comissão Europeia declarou que esta representa apenas é um detalhe, porque se trata de “fazer frutificar uma parceria de igual para igual”.
Foram abordados vários assuntos durante os trabalhos, incluindo a juventude africana, a intensificação da economia digital e a política agrícola, indicou.
Por seu turno, o presidente da Comissão da UA, Mahamat Faki, declarou que o memorando de entendimento sobre a paz e segurança tem a vocação de formalizar uma parceria que já existe há longos anos, como testemunha a missão da UA na Somália, apoiada pela União Europeia.