Acordo com China deverá alavancar turismo nacional

Um acordo de parceria entre a Câmara de Comércio Angola/China (CAC) e a Agência Sol Turismo, deverá ser assinado amanhã, sexta-feira (01), em Luanda, com vista a promover e alavancar o sector do turismo no país.

Além de relançar a actividade turística, o acordo a ser assinado entre as duas instituições visa apoiar os empresários angolanos que pretendam efectuar negócios com a China no sector do turismo.

A parceria pretende, igualmente, facilitar a aquisição de divisas para custear as despesas dos empresários que quiserem deslocar-se à China para fazer negócios.

“O objectivo deste acordo é promover as relações comerciais entre os dois países, que actualmente se encontra em declínio, fruto da actual crise económico-financeira”, afirmou recentemente, em Luanda, o vice-presidente da CAC, Luís Gomes dos Santos, em entrevista ao jornal angolano “O País”.

Luís Gomes dos Santos salientou que o declínio que se tem verificado nas trocas comerciais entre os dois países afecta particularmente os agentes económicos que operam no comércio e que pretendem trazer mercadorias da China para Angola.

A Câmara de Comércio Angola/China conta actualmente com 800 empresários angolanos e 200 chineses, sendo intenção da direcção aumentar o número para cinco mil associados nos próximos anos.

Em 2017, o comércio entre Angola e a China cresceu 43,42% para 22,34 mil milhões de dólares, com a China a ter comprado mercadorias no valor de 20 milhões e 47 mil dólares (mais 45,08%) e a ter vendido bens no valor de dois milhões e 297 mil dólares (+30,45%), respectivamente.

 

Angola e Chinaassinam acordo de parceria