O livro de antropologia cultural angolana do escritor angolano Mauricío Francisco Caetano, intitulado “Os Bantu na visão de Mafrano”, lançado a título póstumo foi presenteado, à ministra da Cultura e Turismo da República de Moçambique, Eldevina Materula.
O acto de entrega ocorreu neste Sábado, durante uma cerimónia realizada na Casa Museu José Craveirinha, em Maputo
A cerimónia foi testemunhada pela família do prestigiado poeta e escritor moçambicano cujo centenário foi celebrado em Maputo de 24 a 26 de Maio, por iniciativa da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).
Na ocasião, a Ministra Eldevina Materula agradeceu o gesto que considerou “uma prova eloquente da necessária vitalidade no intercâmbio cultural entre Angola e Moçambique”.
A representação angolana que participou, a convite da AEMO, na primeira Conferência Internacional sobre o centenário de José Craveirinha foi composta por Luisíndia Caetano e Anete Caetano. Na última sexta-feira (27), as duas representantes angolanas apresentaram, na casa dos escritores moçambicanos, a obra “Os Bantu na visão de Mafrano”, de Maurício Francisco Caetano, seu avô, numa cerimónia que contou com a presença de cerca de trinta pessoas, incluindo escritores, diplomatas, editoras, representante da igreja católica e representantes da cultura.
A delegação angolana foi recebida pelo arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio que enquanto padre capuchinho esteve em Angola durante os anos 70’s. O encontro decorreu no arcebispado de Maputo “num clima de emoção e de enorme satisfação”, segundo as participantes.
A obra foi lançada a título póstumo no último dia 14 de Maio, em Luanda, e igualmente a alunos do Seminário da província da Huíla, no Lubango,
Editado pela família do autor a partir de textos dispersos no Jornal católico “O Apostolado”, entre os anos 1957 e 1982, e faz parte de uma colectânea a ser publicada em três volumes que abarca estudos sobre a escrita ancestral, os tribunais, a formação profissional, os matrimónios, a tradição política e a solidariedade humana.