Músico Totó St Lança Concerto 4C Em Luanda

Notícias de Ngola – A primeira edição do Concerto 4C (Canções Cantadas Com o Coração) acontce este Sábado (11), no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, pelas 20 horas. Trata-se de uma inicitiva do músico angolano Totó St que pretende revisitar musicalmente o passado de Angola e lançar uma cosmovião da época actual e do futuro.

Conduzida por Amilton Victor, Jornalista

Como descreve o Concerto 4C?

Canções Cantadas Com o Coração , é uma imersão a vasta história da música Angolana feita nas décadas de 60, 70, 80 e 90 , procurando eternizar artistas e suas  obras , para que a nova geração esteja ciente do processo que nos trouxe musicalmente  até aqui.

Acretito que com este projecto consigamos inspirar artistas novos, mergulhar e valorizar a música local tocada nos mais diversos estilos que representam a aspiração angolana.

Como surge a ideia de realizar este concerto?
Olhando para os 50 anos da nossa independência, pairava na mente as seguintes perguntas: qual o contributo dos músicos na formação da consciência para a luta de libertação do povo Angolano?  Como artistas nascidos depois da independência podem eternizar as grandes obras desse mosaico rico e belo que é a nossa música feita por estes grandes que nos antecederam? Então fez-se luz!

Qual é a periodicidade do Concerto C4?
Trata-se de um projeto para ser lançado anualmente, pois não cabe em um único concerto, o vasto acervo da nossa música. Entretanto, nesta primeira edição, no âmbito dos 50 anos da nossa Independência Nacional, vamos refletir musicalmente “A Luta Pela Independência, Independência, Guerra e Paz”.

O que se pretende alcançar com esta iniciativa?

Olha, temos em carteira vários propósitos com o projecto, entre as quais destacamos, por exemplo, o incentivo à nova geração a valorizar e se conectar com a música Angolana de raiz , despertando o sentimento de pertença e de conexão com a nossa ancestralidade.

Pretendemos, igualmente, criar uma ponte entre gerações, para eternizar e dinamizar a nossa cultura, assim como criar um arquivo de qualidade da nossa música e mitigar a falta de conteúdos com relação ao acervo musical nacional.

Queremos ainda apelar a tomada de consciência da nossa identidade cultural e Reposicionar o papel do artista ou do músico na formação da consciência coletiva, tendo como exemplo os gloriosos artistas que deram o seu melhor para que Angola fosse possível.

Que mensagem se pretende passar à luz do Concerto 4C?

Queremos passar uma mensagem de união, de sentimento patriótico e uma mensagem de valorização da nossa cultura e história.

Que critérios foram usados na selecção dos artistas convidados?

Os critérios usados na seleção dos artistas convidados foram a Carreira, responsabilidade artística, contributo e talento. Estou ciente que nestes quesitos supracitados, o nosso país carrega um número grande de artistas, não cabem numa única edição, daí a necessidade de fazermos outras edições.

Como se sente ao partilhar o palco com os artistas seleccionados?

Sinto-me honrado por partilhar palco com estes artistas, pois cresci a ouvi-los e foram e continuam sendo uma inspiração pra mim.

O que se pode esperar do concerto?

Podemos esperar um concerto de emoções fortes, informativo e de conexão entre várias gerações.

Sobre Totó St

Cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, Toto ST iniciou a sua carreira aos 14 anos, colaborando com grandes músicos angolanos comno: SSP, N’ sex Love (02), lzidora Campos, Kalibradros, Genesis e Yanik Afroman, entre
outros. TOTO ST conta já com mais de 25 anos de carreira.

Serpião TOMÁS nasceu em Luanda, Angola, em 1980. A música é uma forte herança genética na cultura do povo angolano e torna-se o ambiente natural de cada criança. Mas Serpião, que era carinhosamente tratado por To pela mãe, era ainda uma criança peculiar: escreveu as suas primeiras letras aos 8 anos e começou a cantar melodias de
artistas angolanas, norte-americanas, brasileiras e de outras origens africanas. Ouvia a mãe cantar gospel e cantava com ela. Desde muito novo que sabia que a música era a sua praia e que seria a sua vida.

Hoje, Toto ST é uma grande referência musical em Angola. Em 2015, Toto ST partilhou palco do Festival de Jazzing com a americana Diane Reeves e a cantora nigeriana Nneka. Também compôs e partilhou o palco com Keziah Jones.

Foi o Músico Convidado Internacional na 1° edição dos São Tomé Music Awards. Toto ST foi também co-mentor no OThe Voice Angola 2015. Abriu o concerto do Brasileiro Ed Motta no Moods (Zurique,
Suíça), e o seu concerto foi um verdadeiro sucesso. Ed Motta veio felicitá-lo. Toto ST adora realmente partilhar a sua música como público e oferece uma experiência de palco incrível como um grande showman. Actua também com a incrível banda Francesa NOJAZZ (Stevie Wonder, Maurice White, Teo Macero).

Concerto 4CPalácio de FerroTotó St