Vice-Presidente visita Instituto Angolano da Juventude

Por: Redação

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, destacou esta sexta-feira, em Luanda, o papel da juventude angolana na edificação da cidadania, na consolidação da democracia e no desenvolvimento económico e social de Angola. 

Em declarações à imprensa no final da visita ao Instituto Angolano da Juventude (IAJ), a funcionar na Galeria dos Desportos, Distrito Urbano do Rangel, Município de Luanda, Bornito de Sousa destacou o 20° aniversário da paz e reconciliação nacional e o Dia da Juventude Angolana a assinalar-se em breve (14 de Abril), como principais motivações da sua visita.

Na ocasião, o Vice-Presidente enalteceu o papel da juventude angolana e defendeu que o jovens devem apostar cada vez mais na formação e ensino.

Com uma boa formação, frisou, teremos jovens melhor preparados para os desafios do país, mais aptos para os empregos de alta renda e também para que eles próprios contribuam no fomento da empregabilidade e na oferta de empregos.

A visita se enquadra nas comemorações do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, data instituída em memória do herói e nacionalista José Mendes de Carvalho “Hoji-ya-Henda”, morto aos 26 anos, em 1968, na aldeia de Caripande, durante um assalto a uma base das tropas coloniais portuguesas na região.

O IAJ é responsável pela salvaguarda dos anseios da juventude na sua multidimensionalidade, contribuindo para uma maior participação da juventude no processo de desenvolvimento do país, estabelecendo mecanismos que facilitem o seu protagonismo e a sua efectiva integração a todos os níveis da vida em sociedade.

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto e o vice-governador provincial de Luanda para o sector Económico Lino Kienda, entre outras personalidades, fizeram parte da visita efectuada pelo Vice-Presidente da República ao IAJ.