O país cabe aqui.

A falta de patriotismo e a vontade própria a liderar a greve dos médicos em Angola

Por: Clementina Kuditemo

Num dos vídeos que circulam pelas várias plataformas das redes sociais ouvimos um discurso inflatório proveniente do presidente do Sindicato dos médicos, Adriano Manuel: “fiquem calmos colegas do Hospital Pediátrico David Bernardino, bem como os nossos internos, fiquem calmos, da mesma forma que o Dr. Francisco foi derrotado pela primeira vez no problema Adriano Manuel, ele será derrotado mais uma vez, pela segunda e terceira vez”, afirmou o presidente do Sindicato do Médicos.

Ouvindo este tipo de narrativa nos remete a pensar que o problema da greve dos médicos está a transcender aquilo que diz respeito ao caderno reivindicativo de 14 pontos, submetido em Setembro do ano passado ao Ministério da Saúde, chega a atingir pessoas de forma individual!

O direito a greve está consagrado na Constituição da República de Angola (CRA).

Os trabalhadores têm direito à greve (artigo 51º, nº1 CRA). Por outro lado, o cidadão tem o dever de cumprir e respeitar as leis, obedecer às ordens das autoridades, respeitando os direitos, liberdades e garantias fundamentais (artigo 52º, nº2 CRA).

Da mesma forma que os médicos têm o direito de fazer greve, também devem respeitar os direitos fundamentais assegurados pela Constituição, como o direito ao bom-nome, à honra e a reputação, à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar (artigo 40º, nº3 CRA).

Já nos deparamos com alguns comentários na praça público (redes sociais) a culpabilizarem a ministra da saúde pelo não levantamento da greve. Porém, deve-se deixar patente que na prática não é bem assim, pois, é um assunto que deve ser tratado forma interministerial, aonde o Ministério das Finanças, Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e Governo de Angola intervêm.

Após negociações entre a entidade empregadora e o sindicato dos médicos, o Governo falou da proposta de alguns aumentos salariais, com destaque  o médico chefe de serviço, o escalão máximo da categoria, terá uma remuneração líquida até 1,3 milhões de kwanzas, contra os 2 milhões de kwanzas exigidos pela classe.

Para o médico interno de especialidade o valor da contraproposta do Governo foi o de 867 mil kwanzas, contra os 1,2 milhões de kwanzas exigidos no caderno reivindicativo.

Uma coisa é certa, estamos a ensaiar a democracia, e ao mesmo tempo o fenómeno greve, estamos num processo de aprendizagem no aspecto da negociação, seria bom que esta greve tivesse o seu termino o quanto antes, para aliviar o sofrimento do cidadão, pois, nesta “luta” a população é a que mais está a sofrer.

Hoje não importa procurar culpados, é triste ver as pessoas a serem rejeitadas nos hospitais por causa da greve.

Senhores médicos o que é feito do Juramento de Hipócrates, o vosso juramento após assumirem a função de médico ?

Onde está a vossa compaixão pelo próximo?

Onde está o vosso sentimento patriótico ?

Será que vosso bolso cheio de Kwanzas e os holofotes das redes sociais são mais importantes do que vida dos vossos irmãos angolanos?

Aqueles que ocorrem aos vossos serviços  hospitalares são vossos irmãos!

Ajam de modo responsável e com compaixão!

Não se esqueçam que muito tem sido feito para a dignificação da classe, como por exemplo o ingresso massivo de milhares de médicos, construção e reabilitação de hospitais.

Lembre-se que o que está em causa é a vida dos vossos irmãos!

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies