Empresário Luís Vicente condecorado nos 50 anos de Independência de Angola

O empresário Luís Vicente foi condecorado esta terça-feira pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, com a Medalha de Paz e Desenvolvimento, na sexta cerimónia das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola.

A mais alta distinção reconhece uma trajectória empresarial marcada pela criação de valor, pela aposta na industrialização e pela capacidade de transformar sectores estratégicos da economia, gerando impacto duradouro no país e para as suas comunidades.

“Recebo esta medalha com humildade, mas também com enorme sentido de responsabilidade. Ela representa anos de trabalho, de visão e de risco, partilhados com todos aqueles que acreditaram neste caminho – colaboradores, parceiros e família. É um incentivo para continuar a investir, construir, inovar e deixar um legado que inspire as próximas gerações”, declarou Luís Vicente após a cerimónia.

O grupo fundado por Luís Vicente é hoje um dos maiores empregadores privados do país, com mais de 7.000 postos de trabalho directos, desempenhando um papel fundamental na estabilidade social e no crescimento económico. Entre as suas empresas, destacam-se a Refriango, referência no sector das bebidas e detentora do maior complexo industrial do género em África, que consolidou parcerias com multinacionais, reduziu a dependência de importações e fomenta a exportação, e os supermercados Arreiou, que modernizaram a distribuição alimentar, criaram oportunidades para produtores locais e levam produtos de qualidade a milhões de famílias.

Esta condecoração é, acima de tudo, um sinal de confiança no futuro. Luís Vicente sempre acreditou em Angola, continua a investir no seu desenvolvimento e reafirma o seu compromisso em apoiar a construção de um país mais industrializado, inovador, competitivo e com oportunidades para todos.

Luis Vicente é um empresário do ramo da produção e comercialização de frutas em Angola e Portugal, figurando no ranking dos 50 mais ricos, da revista Forbes Portugal, com uma fortuna avaliada em mais de 300 milhões de euros.

Em Angola actua desde 2025, quando criou a empresa Refriango, no ramo das bebidas, tendo o seu portfólio 15 marcas, como o refrigerante Blue, os sumos Nutry, a cerveja Tigra, a água Pura, a Coca Cola, a Sprite, a Fanta, entre muitas outras. A empresa tem uma capacidade de produção de 1,9 mil milhões de litros ao ano e detém 24 linhas de enchimento que correspondem a mais de 150 produtos. A Refriango é um dos maiores investimentos nacionais em Angola, tendo já investido mais de 600 milhões de euros em Angola.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies