João Lourenço saúda Félix Tshisekedi pela victória alcançada nas eleições gerais
Notícias de Angola – O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta terça-feira, o presidente da República Democrática do Congo (RDC) Félix Tshisekedi, pela victória alcançada nas eleições gerais ocorridas nos dias 20 e 21 de Dezembro de 2023.
Em nota publicada na página oficial do Facebook, João Lourenço, endereçou ao presidente congolês e na qualidade de Presidente da República de Angola e de Presidente em Exercício da SADC, João Lourenço felicita, o recém eleito Félix Tshisekedi pela vitória que obteve nas eleições gerais.
Conforme o comunicado, João Lourenço destaca que a vitória alcançada por Tshisekedi na sua reeleição revela a confiança depositada pelo povo congolês e demonstra a valorização positiva da acção política e dos esforços empreendidos pelo governo congolês nos últimos quatro anos, no sentido de restabelecer a paz, a estabilidade e a concórdia na República Democrática do Congo.
Para tal, a mensagem do Presidente da República faz referência à forma ordeira como decorreram as eleições, e por isso o mostra satisfação e apreço.
Realça o fortalecimento da cooperação ao nível da SADC e o estreitamento contínuo das relações de cooperação existentes entre Angola e RDC também foram enaltecidos na missiva, pressupostos que o Presidente João Lourenço espera ver reforçados neste novo mandato.
“A a renovação da liderança de Vossa Excelência à frente dos destinos da República Democrática do Congo é uma garantia de que iremos dar passos fundamentais em direcção à restauração da Paz na nossa sub-região, ao fortalecimento da cooperação ao nível da SADC e ao estreitamento contínuo das relações de cooperação existentes entre os nossos dois países”, lê-se no comunicado.
Os resultados divulgados domingo último, pelas autoridades eleitorais do país, Félix Tshisekedi foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, obtendo 73,34% dos votos, seguindo-se Moïse Katumbi, ex-governador de Katanga (18,08% dos votos), Martin Fayulu, líder da oposição (5,33% dos votos) e Adolphe Muzito (1,12%).
Comentários estão encerrados.