Bengo: Nambuangongo produz mais de mil metros cúbicos de madeira

As empresas que operam na exploração de madeira no município de Nambuangongo, província do Bengo, produziram em 2021, mais de mil metros cúbicos do produto, vendidas para o mercado consumidor, com Luanda a destacar-se nos destinos.

O director do Gabinete de Comunicação Social da Administração Municipal do Nambuangongo, Óscar Manuel, que falava à Angop, disse que a  quantidade da madeira produzida no município é preparada localmente e transportada para o entreposto da madeira, de onde é enviada para diferentes locais.

As comunas de Zala, Muxaluando, Quicunzo, Quixico, Gombe, Canacassala e Cage Mazumbo são as regiões daquele município que se destacam na produção da madeira.

O município tem 21 empresas de exploração registadas e apenas uma serração (situada a 56  quilómetros da sede municipal), que criou 10 postos de trabalho directos. As referidas empresas queixam-se, entretanto, de falta de apoios, principalmente em equipamentos (máquinas) pelo que advogam facilidades na abertura de créditos e na renovação das licenças.

Para o ano de 2022, a Direcção Municipal da Agricultura perspectiva um volume de produção acima de 15 mil metros cúbicos, caso receba os apoios referidos.

A província do Bengo tem um entreposto de fiscalização que recebe a madeira proveniente do Uíge, Zaire, Moxico, Cuando Cubango e Lunda Sul.

As principais espécies produzidas na província são moreira, kibaba, undianunu, munguba, mussive, girassonde mucusse, entre outras.

Nambuangongo é um município da província do Bengo, com sede na cidade de Muxaluando. A sua população é estimada em mais de 61 mil habitantes, que se dedica, maioritariamente na agricultura.

Em 2014, tinha 61.024 habitantes.[1] É limitado a norte pelo município de Ambuíla, a este pelo município de Quitexe, a sul pelo município dos Dembos e a oeste pelos municípios de Ambriz e Dande. Compõe-se das comunas de CageCanacassalaGombeMuxaluandoQuicunzoQuixico e Zala.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies