Catoca doa diversos materiais ao Hospital do Zango 2

Redacção NA

A Sociedade Mineira de Catoca (SMC), procedeu nesta quarta-feira (26), a entrega de diversos materiais hospitalares e informáticos, ao hospital de referência do distrito urbano do Zango 2, município de Viana, no quadro do seu programa de responsabilidade social.

Os equipamentos constituídos por Eletrocoagulador, Debitómetros e ainda computadores, acompanhados de UPS e impressoras, bem como material de escritório, foram entregues ao director municipal de Saúde de Viana, Matondo Alexandre.

Este por sua vez, agradeceu o gesto e apoio dado pela SMC, tendo referido que o acto vai melhor a gestão do hospital em relação a gestão do fluxo de pacientes, como a marcação e o registo de consultas, atendimento no banco de urgência, assim como vai permitir um melhor controlo de utentes que aderem àquela unidade hospitalar.

“Vamos poder a partir de agora fornecer os dados aqui colectados, para o sistema de informação do Ministério da Saúde, sendo que eles devem ser reportados, daí que esses meios são indispensáveis, para melhor qualidade para gestão do fluxo, de dados bem como a gestão de medicamentos”, apontou.

Por seu turno, em representação do Presidente do Conselho de Gerência da SMC, a sua directora de gabinete Engrácia Soito João, avançou apesar de a sua empresa ter o seu foco da sua acção na prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, nunca perdeu de vista a componente social, não só na região leste, mas no país de modo geral.

“Procuramos atender o nosso meio circundante, não só internas com os trabalhadores, mas com as comunidades circunvizinhas à Catoca. Inicialmente a nossa acção era apenas na Lunda Sul, mas chegamos a conclusão para que se garanta desenvolvimento na região, era necessário estender o nosso raio de acção para o resto do país, precisamente para os locais que tenham necessidades como é agora o caso deste hospital, que solicitou e nós atendemos ao pedido”, apontou.

De salientar, que a unidade sanitária do Zango 2 continua a registar como maior preocupação os casos de malária, doenças diarreicas agudas, hipertensão, ao passo que a nível da maternidade são as doenças hipertensivas específicas. Nas últimas 24 horas foram registados 640 casos de malária, sendo que 45 foram internados, dos quais 10 em estado grave.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies