Governo de Malanje encerra fronteira com RDC
O governo provincial de Malanje, encerrou, na última semana, a sua fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), numa medida preventiva em relação ao vírus de ébola, que assola o país vizinho.
O vírus de ébola já causou 22 mortes, de um total de 52 casos detectados na República Democrática do Congo pelas autoridades sanitárias.
Os municípios de Marimba e Massango partilham com a RDC uma fronteira de 140 quilómetros, através do rio Cuango, ao longo da qual se processa a circulação de pessoas e bens entre os dois países.
Apesar de alguns cidadãos destas municipalidades estudarem na RDC e vice-versa, a medida de proibição prevalecerá, à luz do Plano de Acção do Governo de Malanje de Prevenção do vírus ébola.
No quadro do programa preventivo, os postos de guarda-fronteira de Quicuto, Ngola Paz, Tembo Aluma, Muheto e Bananeira foram reforçados com meios técnicos, humanos, equipamentos de biossegurança, medicamentos, viaturas, entre outros.
Constam ainda do plano a realização de campanhas de sensibilização nas escolas primárias e a criação de uma linha telefónica para recepção de informações de eventuais casos.
Comentários estão encerrados.