Técnicos iniciam inspecção a fábrica da N’gola

Uma equipa multissectorial, na qual integram técnicos dos ministérios do Ambiente, Indústria e Saúde, seguiu nesta quarta-feira (2), ao Lubango, província da Huíla, para proceder ao levantamento de análises e inspecção da Fábrica de Cerveja Ngola, na sequência da denúncia pública feita pela Televisão Pública de Angola (TPA).

A propósito, foi realizada na manhã de hoje, quarta-feira, no Ministério do Ambiente, uma reunião de concertação técnica, um encontro orientado pelos secretários de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel e da Indústria, Ivan do Prado.

No quadro dos trabalhos a serem realizados, a equipa técnica vai proceder à recolha de amostras, para as devidas analises laboratoriais, quer  das  águas  dos rios  quer  das  cacimbas, junto das  populações  ribeirinhas.

Integram a equipa, técnicos da Direcção Nacional de Avaliação de  Estudo  Ambiental (DNPAIA),  da  Indústria,  da  Saúde  Pública, Fiscalização  e  Inspecção, de  ambos os  sectores,  além de um especialista do Centro  de Controlo de Poluição Ambiental.

Entre outros meios, a equipa estará munida de um laboratório portátil, com vista a medição e análises prévias de todos os parâmetros ambientais.

Após conclusão dos trabalhos, as instituições envolvidas neste inquérito vão pronunciar-se, publicamente, sobre resultados deste  inquerito e tomar eventuais medidas, caso a cervejeira  esteja  a incorrer em  práticas negligentes.

A estação televisiva pública angolana denunciou que a cervejeira Ngola tem depositado águas residuais em dois rios na região, ocorrência que tem contribuído para a poluição ambiental, com consequências gravosas nos solos, plantas, seres humanos e animais.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies