Uíge: Uma experiência sob curvas | Crónica

Crónica de Dorivaldo Caetano


Após visita de trabalho à província do Uíge, no percurso de volta para casa nada saltou-me às vistas.

A manhã fria na Terra do Bago Vermelho convidava-nos para um café. In dúbio se era da Terra, saboreamo-lo na mesma. Era o renovar das energias para enfrentar os mais de 340 km até Luanda.

Descidas e subidas acentuadas em 10% juntam-se às curvas. E, em cada curva uma paisagem oferecida pela natureza, que é de encher olhos. Os arbustos e suas reluzentes flores amarelas foram fiéis companheiras. Faziam muros perfeitos ao longo da estrada.

Em cada curva, muitas delas de 90 e 180 graus, um aperto no coração. Reduzir a velocidade era opção favorável. Não fazer parte das estatísticas era a máxima subjectiva.

Em cada curva, em vilas ou aldeias, a visível precariedade desvanecia com a alegria de algumas crianças. Há esperança e estudar é um luxo. As batas brancas brilhavam no meio das casas de barro e no meio do verde.

A estrada é boa. Os poucos buracos disfarçados nas curvas e em sombras reanimavam os corpos. Eram “turbulências em terra”, aliás, em terra firme. E esse reanimar de corpos fez-me ver mais uma vez a casa dos antigos cantoneiros, que na época colonial asseguravam a manutenção das Estradas Nacionais. Hoje, sem cor definida e destruídas, ficam apenas para histórias como esta.

Aparentemente sem muitas opções do que fazer, a vida parecia ser activa. Homens e mulheres com catanas e fisgas a mão caminhavam mata a dentro. A floresta é densa e oferece mais do que poderíamos ver a partir da estrada. Quilómetros depois, pequenas praças: produtos do campo, carne de caça e maruvo.

Seguíamos estrada e a placa de “Boas-Vindas” era sinal de que para trás ficava as curvas e descidas, os arbustos e a temperatura amena. A floresta densa já dava lugar à savana. Era o Uíge a dar lugar ao Bengo, que nos trazia à Luanda.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies