O país cabe aqui.

Taxa de inflação de 25% anual prevista pelo governo pode ser ultrapassada devido a evolução dos preços

Por: Gilberto Segunda

A situação económica em angola está cada vez mais difícil para os agentes económicos, se por um lado vemos o governo a procura de alternativas para encontrar uma solução que seja viável para que rapidamente consigamos sair desse situação de crise profunda, por outro lado, o peso da crise na balança inclina-se de forma natural pressionando assim as empresa, responsáveis pela produção de bens e serviços bem como as famílias as principais consumidoras dos bens e serviços produzidos pelas empresas.

As incertezas nos níveis de investimento impostas pela condição do mercado actual, alimentada pela falta de crescimento e pela força das restrições sanitária causada pela pandemia, faz com que a produção tenha um abrandamento significativo, o que condiciona a oferta de determinados bens e serviços no mercado nacional. Razão pela qual, podemos acompanhar uma evolução significativa nos índices de preços, que por sua vez procuram medir, ao longo do tempo, a variação conjunta de preços de diferentes produtos e serviços da economia.

O cenário evolutivo da taxa de inflação no primeiro semestre, permite-nos claramente prever um quadro inflacionário superior as metas governamentais previstas para o final do exercício económico do ano em curso. Dados do instituto nacional de estatística (INE) dão conta que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de inflação no período de Abril a Maio do ano corrente de 1,91%, só em Luanda. Cerca de 0,09 pontos percentuais inferiores quando comparado com o período anterior.

Embora houve um ligeiro abrandamento registado na taxa de inflação mensal, a realidade é que a taxa de inflação homóloga teve um acréscimo de 4,68% comparado com o mesmo período do ano anterior. Permitindo assim que está ficasse na casa dos 21,82% no período do mês de Maio do ano corrente, encontrando-se a sensivelmente a 3,18 pontos percentuais para igualar a taxa de inflação prevista no Orçamento Geral do Estado até o final do ano.

As constantes incertezas do comportamento das variáveis económicas provocadas pela pandemia, causada pelo novo corona viros “Covid-19” têm alterado completamente o cenário macroeconómico e para o segundo semestre não será diferente, o que possivelmente levará a uma correção para um número superior a 25% da projeção inicialmente prevista para a taxas de inflação até ao final do ano. Caso esse cenário se verifique, as consequências serão o agravamento da perda do poder de compra das famílias que cada vez mais vêm-se prejudicadas por força da crise económica.

Perfil

Gilberto Segunda, é formado em Economia e Gestão com especialização em Contabilidade e Finanças pela Universidade Jean Piaget. Actualmente trabalha como Contabilista e comentarista na Palanca Tv.

Email: gilbertosegunda@outlook.com
——————————————————–
Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies