Sonangol lança concurso público para construção de terminal oceânico

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Foto: NA

Redacção NA

A Sonangol E.P. procedeu, no final do último mês, ao lançamento do concurso para a contratação de serviços de engenharia, procurement, construção e comissionamento (EPCC), e de financiamento, para a conclusão do Projecto do Terminal Oceânico da Barra do Dande, bem como o concurso para a fiscalização da empreitada.

De acordo com uma nota que o Notícias de Angola teve acesso, o lançamento deste concurso visa assegurar os requisitos e especificações técnicas do projecto e ocorre na sequência da aprovação concedida pelo Titular do Poder Executivo, através do Decreto Presidencial 177/20 de 15 de Dezembro.

Foram convidadas um total de 45 entidades especializadas, nacionais e internacionais, com experiência comprovada na construção e fiscalização de infra-estruturas desta natureza.

No entanto, de modo a garantir a competitividade, transparência e a identificação da melhor solução técnica e comercial possível, os concursos estão abertos a outras entidades com interesse em participar, devendo para o efeito contactar, até ao dia 24 de Fevereiro, a Direcção do Projecto do Terminal Oceânico da Barra do Dande, a fim de adquirir os cadernos de encargos, por via dos seguintes endereços electrónicos:

A Sonangol considera importante referir que, apesar de, nesta fase, as actividades inerentes ao relançamento do projecto, em geral, e as previstas para a realização destes concursos, em particular, estarem a ser conduzidas inteiramente pela companhia, mantém-se a visão de a sua implementação ser assente na constituição de uma joint venture.

O Terminal Oceânico da Barra do Dande é um projecto estratégico nacional, inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, que irá contribuir para o aumento da capacidade de armazenamento nacional em terra, dotando o país de infra-estruturas de grande porte capazes de assegurar uma robusta reserva estratégica e de segurança nacional, e melhorar a logística de distribuição de produtos refinados para o interior do país.

Esta infra-estrutura estará localizada na futura zona franca da Barra do Dande e potencializará o País como um hub regional de armazenamento e comercialização de produtos derivados com uma capacidade de, na sua primeira fase, armazenar 580.000 m3 para gasolina, gasóleo e LPG.

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