SODIAM arrecada quase USD 17 milhões com leilão de diamantes
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P.) arrecadou mais de 16,9 milhões de dólares com a realização do seu 15° leilão de minerais.
No total a empresa pública de comercialização de minerais licitou, no leilão, 36 pedras especiais de diamantes brutos produzidas pelas Sociedades mineiras do SOMILUANA, LULO, KAIXEPA, MUSSENDE, CHITOTOLO, CALONDA e CATOCA.
As sessões de avaliação decorreram de 30 de Setembro a 07 de Outubro, nas instalações da SODIAM E.P em Luanda, das licitações submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com, até às 10 Horas da última quarta-feira, 08 de Outubro de 2025.
O valor total líquido arrecadado na licitação foi de 16,88 Milhões de dólares com
a venda de 1.529,8 quilates. Em termos gerais, este resultado foi superior em 9,14% do valor esperado.
O montante arrecadado do leilão, resulta das vendas obtidas pelas empresas participantes.
Assim, a SOMILUANA conseguiu arrecadar 791 Mil dólares, a LULO com 7,08 Milhões de dólares foi a que teve maior volume de arrecadação. A KAIXEPA obteve 726,7 Mil dólares, a MUSSENDE conseguiu 1,06 Milhões de dólares, a CHITOTOLO 1,3 Milhões, a CALONDA (808 mil) e a sociedade mineira de CATOCA 5,12 Milhões de dólares americanos.
Participaram no leilão um total de 38 empresas, em representação das principais
praças e centros mundiais de comercialização de diamantes.
De acordo com o Administrador Executivo da SODIAM, José Silva, em
representação do Presidente do Conselho de Administração, “o mercado regista uma tendência negativa em termos de procura e de preços, pelo resultado obtido neste leilão, causados por diversos factores exógenos da indústria diamantífera e da economia mundial. Contudo, devido a especificidade de algumas das pedras à venda, o resultado foi relativamente melhor que o previsto”, referiu.
Aquele responsável assegurou, no entanto, que a empresa e os
Seus diferentes parceiros do subsector diamantífero continuam a trabalhar no sentido de manter-se a par da evolução dos preços e ao mesmo tempo, minimizar o
impacto da instabilidade no mercado.
Comentários estão encerrados.