O país cabe aqui.

Sílvia Lutucuta dá tiro de largada da Campanha de Vacinação Contra a Pólio – Notícias de Angola

Na passada sexta-feira, dia 02 do mês em curso a ministra da saúde Sílvia Lutucuta, abriu a Campanha de Vacinação Contra a Pólio, no município do Chitembo, província do Bié.

Ministra da Saúde Vacina criança na Bié

Nesse dia a sua jornada laboral, teve iniciou na província do Huambo, uma vez que foi recebida no aeroporto Joaquim Kapango, pela Governadora Joana Lina, o Secretário de Estado da Saúde, os Vice-governadores das províncias do Huambo e Bié e as suas delegações.

Ainda no Huambo, visitou o Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr.António Agostinho Neto. Daí a caravana, rumou para a província do Bié, por estrada, com destino ao município de Chitembo, que por sinal acolheu acto de abertura da Campanha.

Como não podia deixar de ser, a senhora ministra e o senhor governador foram recebidos com por uma multidão de cidadãos. Uns com vontade de conhecer os dirigentes e outros a espera da “gota milagrosa”.

Em sinal de agradecimento a ministra mostrou gratidão pela recepção e o calor humano, apesar do frio que tem feito nos últimos dias.

“É para mim motivo de grande satisfação estar aqui neste Município Histórico Chitembo para presidir este importante acto que marca o início da fase zero da campanha de vacinação contra pólio dirigido a nove municípios de cinco províncias do nosso país, nomeadamente Bié, Cunene, Huambo, Huíla e Cuando Cubango. Quero inicialmente expressar a nossa gratidão ao Governo da Província do Bié e a Administração Municipal do Chitembo pelo empenho na criação de condições essenciais para a realização da campanha nesta província e município”, frisou.

Ministra Silvís Lutukuta, discursa.

A governante referenciou que após mais de 7 anos sem poliomielite, Angola hoje esta a enfrentar uma difícil situação pelo registo de 6 casos desta doença, distribuídos, 3 casos na província Lunda Norte, 2 na Huíla e 1 na província do Huambo.

“Para controlar este surto, o Governo de Angola com apoio dos parceiros decidiu implementar a campanha de vacinação contra a pólio casa a casa para todas as crianças de zero à menores de 5 anos de idade, dos municípios afectados e municípios vizinhos, prevendo-se vacinar mais de trezentas e quarenta mil crianças. Para o efeito, estão disponíveis quatrocentos e três mil e cento e vinte e sete doses de vacina”, afirmou.

A ministra chama atenção para todas população se envolva nesta luta e que a mesma tarefa não se resume apenas ao Ministério da Saúde, para o país poder eliminar este novo flagelo da poliomielite, é importante que nenhuma criança dos municípios selecionados fique sem receber as gotas milagrosas da vacinação. Todas as crianças precisam ser protegidas com três doses de vacina pólio oral que serão administradas com intervalo de duas semanas de forma a criar rapidamente imunidade que permita controlar o surto da pólio.

Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta

“A vacinação é uma das intervenções de saúde mais efectivas. Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde mostram benefícios a curto prazo e ganhos importantes a longo prazo para o desenvolvimento nacional deste tipo de intervenção. Por cada dólar investido na vacinação há um retorno de 16 dólares em produtividade”, realçou.

Neste sentido, aproveito esta oportunidade para apelar uma vez mais as mães e encarregados de educação das crianças para receber os vacinadores e mobilizadores que se deslocarão casa a casa para proteger as vossas e nossas crianças. Segundo apurou o Portal Notícia de Angola, para esta Campanha estarão mobilizados 2.282 vacinadores e registadores e 1.241 mobilizadores, para além de supervisores, coordenadores e assessores nacionais.

“Finalmente, gostaria de apelar aos Administradores Municipais e Comunais, Profissionais de Saúde, Autoridades Tradicionais, Líderes Religiosos e Voluntários das equipas de vacinação a envolverem-se com afinco, no reforço da vacinação que vai permitir a protecção das crianças que são a esperança de um futuro melhor da nossa nação”, enfatizou .

Texto e Fotos: Nambi Wanderley

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies