SENADIAC suspende competência de três organizações culturais

 

Notícias de Angola – O Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) suspendeu as competências de três organizações culturais responsáveis por gerirem o exercício da actividade colectiva dos direitos de autor e conexos no país.

Segundo um comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, trata-se das organizações AUDAC, SADIA e a UNAC-SA. 

O SENADIAC tem a competência de autorizar o exercício da actividade de gestão colectiva dos direitos de autor e conexos, bem como de controlar e fiscalizar o funcionamento dos organizações reconhecidas como Entidades de Gestão Colectiva (EGC).

Para tal, nesta quinta-feira, realizara a partir das 11horas, conferência de imprensa destina-se a tornar pública a decisão de suspender as autorizações concedidas às três organizações para o exercício da actividade de gestão colectiva dos direitos de autor e conexos, e esclarecer as razões na base dessa decisão.

O SENADIAC é o órgão do Ministério da Cultura que tem a competência de autorizar o exercício da actividade de gestão colectiva dos direitos de autor e conexos, bem como de controlar e fiscalizar o funcionamento das organizações reconhecidas como Entidades de Gestão Colectiva (EGC), para garantir o rigor e a transparência.

A AUDAC resultou de uma negociação entre a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) e a Sociedade Angolana de Direitos de Autor (SADIA), ambas sociedades de gestão reconhecidas pelo Ministério da Cultura.

Antes desta decisão, a SADIA já enfrentava problemas para aceder aos valores referentes aos seus associados. Na UNAC-SA internamente existe uma divisão em relação à parceria com a AUDAC.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies