Secretaria de estado juventude destaca acções do executivo a favor dos jovens
Notícias de Angola – A Secretaria de estado para a juventude, Danila Bragança, enalteceu na terça-feira (15) o compromisso de Angola com a promoção dos direitos e bem estar dos jovens.
A responsável ao intervir no Fórum da juventude da organização das nações unidas que decorre em Nova Iorque, destacou os avanços do Executivo nas políticas públicas voltadas para a saúde mental, sexual e reprodutiva, assim como o combate à desinformação digital.
Na ocasião mencionou que os planos nacionais em vigor no PND 2023- 2027 e o plano de desenvolvimento da juventude 2025- 2027 reforçam a integração dos jovens, com programas de literacia digital e cuidados de saúde adaptados às realidades locais.
Em relação a igualdade de gênero, Danila Bragança sublinhou a importância de investir nas raparigas, especialmente nas áreas de STEM, educação e saúde, promovendo a sua participação em iniciativas comunitárias e espaços de decisão.
Através de programas como o FUNEA e o JOBE, o Executivo tem alcançado a jovens mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo formação técnica e inclusão digital.
Angola também reafirmou o seu empenho com a Plataforma de Acção de Pequim, apelando por alianças intergeracionais que envolvam mulheres jovens na transformação social.
Por outro lado, Danila Bragança destacou o papel central da juventude na proteção marinha e no fortalecimento da economia azul, defendendo a criação de plataformas africanas de juventude azul com acesso a financiamento e tecnologia.
O fórum da juventude decorre até ao dia 17 de Abril sendo uma plataforma de diálogo entre jovens, Estados membros da ONU e outros actores.
O evento decorre sob o lema” juventude na vanguarda: Alavancar a ciência e a inclusão social para o desenvolvimento sustentável”.
Comentários estão encerrados.