O país cabe aqui.

Satélite angolano já em órbita

Noticias de Angola – O satélite angolano, ANGOSAT-2 lançado esta quarta-feira a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, já esta em órbita.

O satélite, que foi enviado por volta das 20 horas locais, 16 horas em Angola, pesando duas toneladas e uma alta capacidade de transferência de informação, percorreu 36 mil quilómetros da superfície terrestre até à orbita geostacionária.

De acordo com as imagens, o ANGOSAT-2 atingiu com sucesso primeira etapa do processo.     

O ANGOSAT-2 tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que a do  ANGOSAT-1, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.

Com 15 anos de tempo de vida útil, o ANGOPST-2 tem ainda seis “transponders” na Banda C, 24 na Banda KU e, como novidade, um retransmissor na Banda KA.

Trata-se de um satélite de Alta Taxa de Transmissão (HTS), com peso total de duas toneladas, preparado para disponibilizar 13 gigabytes em cada região iluminada (zonas de alcance do sinal do satélite). O mesmo será baseado na plataforma Eurostar-3000.

O ANGOSAT-2 começou a ser construído a 28 de Abril de 2018, nas instalações da Airbus, em França, onde foi instalada toda a carga útil do satélite.

A estrutura foi depois transferida para a fábrica da ISS Reshetnev, na cidade “fechada” de Zheleznogorsk, próximo de Krasnoyarsk, na região da Sibéria, onde foi produzida a carcaça e instalado o mecanismo de arranque.

Seguiu-se a transferência para o local de lançamento, na estação aeroespacial de Baikonur, no Cazaquistão, de onde saiu para a órbita espacial.

Segundo ANGOP, o novo satélite surge no quadro da estratégia do Executivo angolano de diminuir a exclusão digital no país, em particular, e em África, em geral, permitindo expandir serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas a preços competitivos.

O satélite, que comporta uma série de serviços, tem capacidade para cobrir o continente africano, com ênfase na região sul, e parte significativa do sul da Europa.

Surgiu com a missão de substituir o ANGOSAT-1, o primeiro satélite angolano,  lançado em órbita a 26 de Dezembro de 2017, que enfrentou problemas no espaço.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies