O país cabe aqui.

Rosa Roque ganha homenagem no mês da mulher

Redacção NA

Será homenageada nesta sexta-feira (26), em alusão ao mês da mulher, a professora e compositora angolana, Rosa Roque, uma homenagem feita pela Mediateca de Luanda, cujo acto será realizada nas suas instalações, no Largo das Escolas.

Esta homenagem enquadra-se nas actividades sociais em alusão ao “Março Mulher”, em reconhecimento aos feitos e ao contributo que há mais de 30 anos qur Rosa Roque, tem prestando a cultura nacional.

Segundo a responsável do Departamento de Mediatecas Cândida Costa, a instituir não poderia estar indiferente ao reconhecimento de tudo quanto a professora faz pelo engrandecimento do nosso mosaico cultural.

“A professora merece este reconhecimento por parte da Mediateca de Luanda. Faremos neste mês dedicado a mulher, por sinal também o seu mês de aniversário, como impulso para tantas outras mulheres continuarem a dedicarem-se da melhor maneira nos seus a fazeres”, disse Cândida Costa.

O acto de homenagem será marcado por vários depoimentos de pessoas próximas, como: Yuri Roque, Armando Calado, Paula Daniela, Miguel Neto e abrilhantado pelos artistas, Gari Sinedima, Obadias, Kiocamba Cassua, Dina Rosa, Marquipires, Gilberto Melo e grupo TEG.

Nascida oas 4 de Março de 1953, na província de Malanje, Rosa Roque, é mentora do Projecto Avilupa Kuimbila, e do agrupamento musical, As Gingas do Maculusso, tendo ambos, funcionado, como uma Escola, para inúmeros artistas angolanos.

Vencedora do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na Categoria de Música, a professora revolucionou a indústria musical do país ao criar As Gingas do Maculusso no princípio dos anos 80.

Com as Gingas produziu os álbuns “Mbanza Luanda”, “Malanje Natureza e Ritmos”, “Xiyami”, “Muenho” e “Luachimo”, com os quais efectuou tournée pela Europa, Ásia, América e África. No seu percurso consta outras obras até infantis a destacar a “Pérola Azul Brincadeira boa”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies