Professores e Estudantes da American Schools of Angola visitam Assembleia Nacional

Notícias de Angola- A American Schools of Angola promoveu, na manhã desta quarta-feira (22) uma visita à Assembleia Nacional, envolvendo professores universitários e estudantes da instituição.

A actividade enquadra-se no plano de extensão educativa da escola, que visa proporcionar aos seus alunos experiências práticas sobre o funcionamento das instituições do país.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as principais estruturas do Parlamento angolano, incluindo os escritórios, auditórios, galerias e, em especial, a Sala do Plenário, espaço emblemático que acolhe os 220 deputados eleitos nas últimas eleições gerais de 2022.

A delegação foi recebida por representantes da Assembleia Nacional, que apresentaram em VT a evolução da construção da Assembleia Nacional, a composição e o papel dos seus principais órgãos, como o Plenário, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a Mesa e a Comissão Permanente. Os professores e alunos foram informados sobre as competências legislativas, de fiscalização e de representação exercidas pelo Parlamento, bem como sobre os procedimentos que regem as Reuniões Plenárias.

Foi destacado que o Plenário só pode funcionar com a presença mínima de um quinto dos deputados em efectividade de funções. Em caso de ausência de quórum, o Presidente da Assembleia aguarda 15 minutos antes de declarar a impossibilidade de realização da sessão, conforme previsto no Regimento.

A visita permitiu aos estudantes compreenderem a organização interna da Assembleia Nacional, que se estrutura em Comissões de Trabalho, Grupos Interparlamentares, Delegações Parlamentares e Grupos de Deputados Residentes. Também foi abordado o calendário legislativo, que compreende um período efectivo de 10 meses, encerrando-se a 15 de Agosto com uma Reunião Plenária Solene.

A visita considera-se de extrema importância como ferramenta de aprendizagem cívica e institucional onde Professores e estudantes expressaram entusiasmo pela oportunidade de vivenciar de perto o ambiente parlamentar e aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que sustentam a democracia angolana.

A American Schools of Angola reafirma o seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos, promovendo iniciativas que aproximam os jovens das estruturas do Estado e incentivam o exercício pleno da cidadania e patriotismo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies