O país cabe aqui.

Procinea forma mais de 50 jovens em Cinema e tv

Sandra Boas
Cinquenta e cinco  jovens residentes em Luanda, concluíram esta semana, o 1º ciclo formação em Cinema e TV, promovida pela Procinea.

A cerimónia de encerramento uque culminou com a certificação dos dormandos, teve lugar no Anfiteatro da Paróquia de São Paulo, em Launda e contou com a presença do Director da Cultura, Juventude e Desporto da Província de Luanda, Manuel Gonçalves.

De acordo com Dorivaldo Fernandes, director geral do centro,  foram seleccionados  um total de 11 módulos, sendo que no primeiro ciclo de formação foram apenas ministrados quatro módulos, nomeadamente, “Produção” , “Actuação” , “Direcção de Vídeo e Edição de Imagem” , e a perspetiva é arrancar com o segundo ciclo de formação no primeiro trimestre de 2021.

A Procinea, pretende levar a formação para outros cantos do país, priorizando as províncias de Benguela e Huíla, que nos últimos anos por iniciativa de um grupo de jovens têm dado passos significativos na produção cinematográfica, faltando aliar a estes esforços a formação de jovens produtores para a melhoria da qualidade dos seus produtos, pelo que espera poder contar com o apoio de instituições, como o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, Instituto Angolano de Cinema e Audiovisua (IACA), Governos Provinciais e outras que estejam interessadas em apoiar estes esforços.

O director da Cultura, Juventude e Desporto da Província de Luanda, Manuel Gonçalves afirmou que o gabinete que dirige “está atento” ao caminho que as indústrias culturais têm tomado e que está disposto a apoiar a iniciativa da Procinea em formar jovens nas diversas áreas do Cinema e TV.

Por seu turno, o representante do IACA, Praia Chandalombua, afirmou que a instituição continuará a apoiar a Procinea, bem como outras produtoras que têm contribuido significativamente para alavancar a actividade cinematográfica em Angola.

O curso teve a duração seis meses, 4horas por dia, cinco dias  por semana. Fundada em 2010, a Procinea conta com 35 colaboradores, directos e indirectos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies