O país cabe aqui.

Presidente da Coreia do Norte anuncia fim do centro de testes nucleares

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, garantiu que irá encerrar em maio o centro de testes nucleares do país, anunciou este domingo (29), o porta-voz da presidência da Coreia do Sul.

Segundo Seul, o compromisso foi feito durante a cimeira da última sexta-feira (27.04) entre Kim Jong-un e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em que ambos se comprometeram com a “completa desnuclearização” da península. “Kim disse na cimeira que procederá ao encerramento do local de testes nucleares em maio”, referiu o porta-voz sul-coreano.

Pyongyang vai convidar peritos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul para verificar o encerramento do centro de testes de Punggye-ri, no nordeste do país, de modo a “revelar o processo à comunidade internacional de modo transparente”. No local, o regime norte-coreano já realizou seis testes atómicos.

Alguns especialistas consideraram que as instalações de Punggye-ri ficaram irreversivelmente danificadas após a sexta e mais potente detonação nuclear subterrânea realizada por Pyongyang em setembro do ano passado. “Alguns dizem que estamos fechando instalações que são inúteis, mas verão que estão em muito boas condições”, disse Kim Jong-un ao Presidente sul-coreano.

No diálogo, o ditador da Coreia do Norte disse que não é “o tipo de pessoa que dispara armas nucleares”. “Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul, o (Oceano) Pacífico ou os Estados Unidos”, afirmou.

“Se nos reuníssemos regularmente com os americanos para sedimentar a confiança e eles prometessem pôr fim à guerra e não nos invadir, por que manteríamos então um arsenal nuclear e viveríamos em condições tão difíceis?”, explicou. Kim acrescentou que não repetiria “a dolorosa história da Guerra da Coreia, e que são necessárias medidas concretas para evitar qualquer confronto militar acidental”.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies