Portadores de deficiência visitam casa das leis 

Notícias do Angola – Uma delegação de pessoas portadoras de deficiência, afectos a Associação Nacional de Deficientes de Angola ( ANDA) visitaram esta terça feira (10) as instalações da Assembleia Nacional.

A visita inserida no programa de revitalização da ANDA visou que os portadores de deficiência tomassem conhecimento do funcionamento do hemiciclo angolano.

Durante a sua estada na instituição para além de terem passado pela sala do plenário, estiveram também no salão nobre, na galeria e na sala multiuso.

Na sala do plenário, os visitantes foram elucidados sobre a actual composição da Assembleia Nacional a luz das últimas eleições realizadas em 2022, em que o MPLA elegeu 120 deputados, a UNITA 90, a FNLA, PH e PRS dois cada.

Na sala multiuso foi exibido um vídeo onde espelha a trajetória da Casa das leis e as diferentes fases que atravessou desde 1975 até a actualidade.

Na ocasião foi-lhes dado a conhecer que de 1975 a 1978 funcionou como Conselho da revolução  de 1979 a 1992 como.

Assembleia do Povo e de ,1992  até a actualidade como Assembleia Nacional.

Tomaram. Igualmente conhecimento da existência de três grupos parlamentares, designadamente do MPLA, da UNITA e o misto PRS/ FNLA.

Em declarações ao Notícias de Angola, o secretário para a cooperação e intercâmbio da ANDA, Enoque Bernardo, afirmou que esta constitui a primeira de uma série de vísitas a várias instituições que as pessoas portadoras de deficiência irão.levar a cabo até ao final do ano em curso.

Referiu que a mesma visa em princípio proporcionar momentos de lazer e aprendizagem aos associados da ANDA, aproveitando a ocasião para chamar a atenção das diversas instituições sobre a necessidade de prestar um maior apoio a esta camada da sociedade.

Os portadores de deficiência manifestaram na ocasião a sua satisfação pela forma como foram recebidas no. Parlamento tomando conhecimento  da sua realidade.

A ANDA fundada a 2 de Fevereiro de 1992 controla actualmente 80 mil associados, tendo levado a cabo os projectos Edificar destinado a recuperação de vítimas. de mlnas e o ” Vem Comigo” que integrou no mercado do trabalho mais de dez mil famílias de portadores de deficiência.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies