O país cabe aqui.

Partidos da oposição congratulam-se com atitude do PR

Fonte: Angop

Os partidos políticos na oposição com assento parlamentar (UNITA, CASA-CE, PRS) e deputados não integrados congratularam-se esta sexta-feira, em Luanda, com a devolução, feita pelo Presidente da República à Assembleia Nacional, da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

O Presidente João Lourenço solicitou quinta-feira, à Assembleia Nacional, a reapreciação de algumas matérias da Lei de Alteração sobre as Eleições Gerais.

A solicitação visa “reforçar, nalguns domínios, os instrumentos que garantam uma maior igualdade entre os concorrentes, sã concorrência, lisura e verdade eleitoral, no quadro da permanente concretização do Estado democrático de direito”.

Numa declaração conjunta lida pelo primeiro vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Maurílio Luyele, consideram que a lei ora aprovada padece de um deficit acentuado de legitimidade, em termos de representatividade da pluralidade política nacional, para a construção da inclusão nacional.

São de opinião que, entre as normas sobre as quais deve haver nova apreciação estão as relacionadas com a campanha eleitoral, cadernos e actas eleitorais, credenciamento dos delegados de lista, votação antecipada sem a presença de delegados de lista e baixa nos cadernos eleitorais em tempo real dos nomes dos cidadãos que votarem antecipadamente, a fim de evitar a duplicidade de votação.

A identificação biométrica do eleitor, para permitir a unicidade de voto, integridade, transparência e segurança tecnológica, constituem outras normas que no entender da oposição devem ser reapreciadas.

O apuramento municipal, transparência na publicação dos resultados eleitorais e seu conhecimento pelo púbico e organização, funcionamento e composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), integram a mesma lista de normas.

No entanto, os partidos políticos na oposição manifestam o interesse de agir, no sentido de se aprovar uma lei o mais democrática possível e com o maior consenso que a mesma possa reunir.

Comissão Nacional Eleitoral

Questionados sobre a composição da CNE, Maurílio Luyele afirmou que a mesma deve ter um capitulo na Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, uma vez que a mesma deve mudar de forma, para que o processo eleitoral tenha maior lisura.

Referiu que as eleições anteriores, realizadas no país (1992, 2008, 2012 e 2017), foram marcadas por contestações por violação a lei vigente e ao mau funcionamento de CNE, facto que querem evitar no pleito de 2022.

Por seu turno, o deputado da CASA-CE, Justino Pinto de Andrade, defendeu a necessidade da preservação, através das eleições, do prestigio internacional de Angola, de forma a atrair investimento estrangeiro.

Manifestação de sábado

Ao pronunciar-se com relação à manifestação pacífica convocada para este sábado (11), pela UNITA, no sentido de exigir eleições justas e transparentes, o presidente do Partido de Renovação Social ( PRS), Benedito Daniel, apoiou a sua realização considerando-a um acto de cidadania.

“Na minha opinião esta manifestação não é apenas dos militantes da UNITA, mas de todos os cidadãos, independentemente da sua filiação partidária, porque o que está em jogo é a soberania do país”, sustentou.

O 1º vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Maurílio Luyele, explicou que a esta manifestação tem carácter pacífico e visa, essencialmente, chamar a atenção das autoridades competentes para a necessidade de Angola realizar eleições justas e credíveis, onde impere a lisura e a transparência.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies