Parlamento Britânico exige retida de dinheiro russo da corrupção

Uma influente comissão parlamentar britânica, exigiu nesta segunda-feira (21), que o governo de Theresa May, faça mais para combater o fluxo de dinheiro “corrupto” russo circulando em Londres desde as últimas semanas.

“Não há desculpa para o Reino Unido fechar os olhos quando os cleptocratas do presidente Putin e os violadores dos direitos humanos usam dinheiro lavado em Londres para corromper nossos aliados, enfraquecer nossas parcerias e corroer a confiança em nossas instituições”, escreveu o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns em um relatório.

A primeira-ministra conservadora endureceu sua posição em relação a Moscou depois do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal em solo britânico em 4 de março, atribuído à Rússia, que nega a autoria deste acto.

O governo expulsou diplomatas russos e prometeu caçar os “criminosos e elites corruptas”, enquanto os parlamentares aprovaram uma emenda para impor sanções para “desencorajar” violações dos direitos humanos e para “responsabilizar” aqueles que as cometem.

Mas de acordo com a comissão, “o presidente Putin e seus aliados puderam continuar a agir como se nada tivesse acontecido escondendo e lavando seus bens sujos em Londres”.

“O Reino Unido deve ser claro sobre o fato de que a corrupção proveniente do Kremlin não é mais bem-vinda em nossos mercados e vamos agir”, insiste.

Os deputados exigem medidas mais severas. Neste sentido, querem que Londres utilize a sua posição como um centro financeiro global para reforçar as lacunas nos acordos e apelar a uma cooperação mais estreita com os Estados Unidos, o G7 e a UE. ar-eg/mr.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies