O país cabe aqui.

Papa Francisco apela dirigente a protegerem cidadãos

O Papa Francisco alertou, nesta terça-feira, para a necessidade de os políticos protegerem as populações e trabalhar para criar as condições de um futuro digno e justo.

Na sua mensagem de ano novo, o Papa Francisco avança que se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas, a política pode tornar-se verdadeiramente numa forma eminente de caridade.

Cada renovação nos cargos electivos, cada período eleitoral, cada etapa da vida pública, de acordo com o Papa, constitui uma oportunidade para voltar à fonte e às referências que inspiram a justiça e o direito.

“De uma coisa temos a certeza: a boa política está ao serviço da paz,  respeita e promove os direitos humanos fundamentais, que são igualmente deveres recíprocos, para que se teça um vínculo de confiança e gratidão entre as gerações do presente e as futuras”, lê-se na mensagem.

A par das virtudes, o Papa adianta que não faltam, infelizmente, os vícios, mesmo na política, devidos quer à inépcia pessoal quer às distorções no meio ambiente e nas instituições.

Os vícios da vida política, refere, tiram credibilidade aos sistemas dentro dos quais ela se realiza, bem como à autoridade, às decisões e à acção das pessoas que se lhe dedicam.

“Estes vícios, que enfraquecem o ideal de uma vida democrática autêntica, são a vergonha da vida pública e colocam em perigo a paz social: a corrupção  nas suas múltiplas formas de apropriação indevida dos bens públicos ou de instrumentalização das pessoas, a negação do direito, a falta de respeito pelas regras comunitárias, o enriquecimento ilegal, a justificação do poder pela força ou com o pretexto arbitrário da razão de Estado, a tendência a perpetuar-se no poder, a xenofobia e o racismo, a recusa a cuidar da terra, a exploração ilimitada dos recursos naturais em razão do lucro imediato, o desprezo daqueles que foram forçados ao exílio”, reafirma.

Adianta que a paz é fruto de um grande projecto político, que se baseia na responsabilidade mútua e na interdependência dos seres humanos, mas é também um desafio que requer ser abraçado dia após dia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies