Palácio de Ferro aposta na Inclusão de Crianças e idosos
Notícias de Angola – O Centro cultural Palácio de Ferro lançou na última quarta-feira (22), em Luanda, a sua agenda de eventos para este ano, focada no desenvolvimento de actividades infantis e para idosos.
Por Amilton Victor
O Acto de lançamento foi presidido pelo Director Geral do Palácio de Ferro, João Vigário, que aproveitou a ocasião para, igualmente, fazer o balanço das actividades desenvolvidas em 2024.
De acordo com o responsável, a agenda de 2025 conta com 14 rubricas, das quais duas novas, nomeadamente “Kendengues” e “Makotas no Palácio de Ferro”, sendo a primeira uma rubrica destinada a realização de actividades artísticas e recreativas infanto-juvenis, e a segunda, uma plataforma de acções artísticas e culturais criada especialmente para a pessoa idosa.
Segundo João Vigário, a materialização da presente agenda constitui uma malha de oportunidades para os artistas apresentarem as suas obras, aos mesmo tempo que contribui para consolidação do mercado das artes, enquanto bem de consumo.
No que toca ao Balanço de 2024, aquele agente cultural apontou um saldo positivo, com um total de 234 eventos realizados, dos quais 88 concertos, 10 eventos infantis, e com igual número, os eventos de dança, fóruns e exibição cinematográfica.
Na mesma senda, destacou ainda o desenvolvimento de 13 feiras multidisciplinares, 27 eventos corporativos, 9 sessões de moda, 2 workshops e uma aula magna. Já os festivais e conferências somam uma cifra de 12 eventos por cada categoria.
Desta forma, o Palácio de Ferro abre o ano com uma “meta mínima de 250 eventos por ano, para o quinquénio 2025-2030”, e reforça a ideia de transformar-se num “Pulmão Cultural do País”.
O evento foi prestigiado com a presença do Director Nacional para Acção Cultural, Pedro Chissanga, e de agentes culturais, promotores e fazedores de arte.
Comentários estão encerrados.