O tempo da era que já era

Por : Olívio Dos Santos

Vivemos os anos do tão propalado Século XXI, apontado por muitos estudiosos como sendo a “Era da Comunicação”, ou melhor, o “Século da Comunicação”, como referem os jornalistas franceses Renaud de La Baume e Jean-Jérôme Bertolus, no livro “Os Novos Senhores do Mundo: A Louca História dos Multimédia”.

A par dessa realidade, aos 56 anos, o canadense Marshall McLuhan introduziu na arena académica o conceito do mundo ser uma “Aldeia Global”, sustentando que chegaria a altura em que “…todos terão acesso à informação em tempo real e todos poderão falar com os outros através de videofones…”, essa citação tinha deixado enlouquecida a plateia do longínquo ano de 1967. Para muitos hoje, o intelectual canadense, tinha sido “profeta”.

Por outro lado, os académicos de Ciências Políticas, para nos ajudar a compreender esta Ciência que a todos interessa, conceituam, em primeira instância, os Regimes Políticos. Para já, ficarei apenas com o que norteia o nosso país; o Democrático. A Democracia, como se sabe, surgiu em Atenas, Grécia, no Século V a.C. Composta por duas palavras, do grego arcaico, “Demokratía”, que em português significa “Governo do Povo”, o prefixo “Demos” (Povo) e o sufixo “Kratos”(Poder).

Nesta conjuntura, o Poder do Povo é transferido para uma entidade por Sufrágio Universal, ou seja, por meio de Eleições. O que governa tem a “obrigação” de respeitar os ditames do povo. E, para facilitar a manutenção dessa relação entre Povo/Governo e Governo/Povo, usa-se a ferramenta da comunicação; a título de exemplo, o que tinha sido adoptado pelo imperador Júlio César com a publicação da “Acta Diurna” no seu mandato no ano 69 a.C. Fruto desse exercício, falamos hoje de Comunicação Social, que evoluiu com o passar dos tempos.

E, para a construção de homens e mulheres para uma sociedade equilibrada, são necessárias duas caras de uma única moeda: Educação/Instrução e a Informação/Comunicação. Num Século onde a informação é a “arma” de trabalho para muitos governos, porque ajuda a fazer manutenção da relação com o povo (confiança), a melhorar a Reputação e a Credibilizar o país a nível internacional, como no Ranking dos “Repórteres Sem Fronteiras”, ainda assim, descuidamos muito com os efeitos poderosos desta premissa.

Segundo o político Nelson Mandela, “ninguém nasce odiando o outro devido à cor da pele ou religião, aprendem. E, se as pessoas aprendem a odiar, também podem ser ensinadas a amar”. Para amar, o fardo torna-se leve quando a confiança faz parte do quotidiano. Por sua vez, a confiança é resultado de uma relação que tem a comunicação como base, como defende o filósofo chinês, Confúcio.

Contudo, a informação é o bem mais precioso das Democracias e só acontece com a comunicação. Os governos, empresas, sociedades e instituições que relegam em segundo plano esse instrumento útil para manutenção das relações, contarão os seus dias de vida.

Jornalista e Consultor de Comunicação

Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies